Lave as mãos frequentemente
Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou com um sabonete à base de álcool.
Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos elimina o vírus que pode estar nas suas mãos.
Mantenha o distanciamento social
Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro de qualquer pessoa que esteja a tossir ou a espirrar.
Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus. Se estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver o vírus.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos tocam em várias superfícies e podem entrar em contato com o vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.
Pratique a higiene respiratória
Certifique-se que segue, e as pessoas ao seu redor, uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
Por quê? As gotas espalham o vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, está também a proteger as pessoas ao seu redor de vírus como uma constipação ou gripe, como também do COVID-19.
Se tiver febre, tosse e dificuldade respiratória, procure um atendimento médico cedo
Fique em casa se não se sentir bem. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure um atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação na sua área. Ligar com antecedência permitirá que o seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde correto. O que também o irá proteger e ajudar a evitar a propagação do vírus e outras infeções.
Ficar em casa
Ficar em casa é a melhor defesa contra a propagação do vírus.
Por quê? O vírus COVID-19 não consegue sobreviver ou propagar se não encontrar um portador humano, e, portanto, a melhor maneira de impedir a propagação do vírus é ficar em casa, também assim podemos garantir que não haja novos casos de infetados, e os casos já infetados podem ser tratados adequadamente.
Referência: QUEM – Aviso público