São elementos orgânicos não sintetizados pelo organismo humano, mas indispensáveis no seu funcionamento normal. São necessárias em quantidades muito pequenas e devem ser ingeridas na alimentação. As suas funções são muito variadas e a sua carência determina situações clínicas também diversas.
A – (Retinol)
Essencial para o normal crescimento e manutenção da pele, visão e dentes saudáveis.
Antioxidante.
- Fontes naturais: Cenouras, vegetais de folha verde-escuro, abóboras, alperces e melões. O óleo de fígado de bacalhau e halibut, também são fontes de Vitamina A.
D2 – (Ergocalciferol)
D3 – (Colecalciferol)
É fundamental para o fortalecimento dos ossos e dentes. Auxilia o organismo a absorver o cálcio e fósforo.
- Fontes naturais: Óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, sardinha, salmão, sarda, corvina.
E – (Tocoferol)
Auxilia a formação e funcionamento dos glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos. Protege os ácidos gordos essenciais contra a oxidação. Antioxidante.
- Fontes naturais: óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol), gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros, vegetais de folhas verdes, leite, ovos.
K – (Filoquinona)
Essencial para uma normal coagulação do sangue.
- Fontes naturais: Vegetais de folhas verdes (folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve, alface), fígado, gema de ovo, aveia, trigo integral, batata, tomate, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca e porco, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em outros vegetais.
C – (Ácido Ascórbico)
Auxilia na manutenção dos ossos, dentes e casos sanguíneos. Importante para a formação do colagénio e para a absorção do ferro. Desempenha uma função importante no metabolismo das defesas naturais (sistema imunitário). Antioxidante.
- Fontes naturais: Frutos cítricos, tomates, salsa, batatas-doces, batata, couve-flor, brócolos, couve- de-Bruxelas, morangos, manga, melão, goiaba.
B1 – (Tiamina)
Auxilia o organismo a utilizar a maior fonte de energia, os hidratos de carbono, intervindo no seu metabolismo. É igualmente importante para a manutenção de uma apropriada coordenação muscular e para a manutenção dos tecidos nervosos periféricos.
- Fontes naturais: Aveia, arroz, milho, trigo, soja, cenoura, leguminosas.
B2 – (Riboflavina)
Intervém na transformação das proteínas, lípidos e hidratos de carbono em energia.
Igualmente necessários para contribuir e manter os tecidos.
- Fontes naturais: Amendoim, aveia, arroz, milho, trigo, banana, brócolos.
B3 – (Niacina)
Envolvida na produção de energia pelas células. Auxilia o normal funcionamento do sistema nervoso.
- Fontes naturais: Trigo, ervilha, banana, lentilhas, batata, espinafres, nozes, amendoim.
B6 (Piridoxina)
Essencial para uma melhor utilização das proteínas. Atua na formação dos glóbulos vermelhos e no correcto funcionamento do sistema nervoso.
- Fontes naturais: Carne, fígado, peixe (atum, truta, salmão), aves, nozes, amendoins, pão, milho e cereais integrais, feijões, banana, couve-flor, passas.
B5 – (Ácido Pantoténico)
Necessário para o metabolismo das proteínas, lípidos e hidratos de carbono e para a formação de certas hormonas. Tem um papel importante na regeneração dos tecidos.
- Fontes naturais: Soja, ervilha, feijão-frade, abacate, cogumelos.
B9 – (Ácido Fólico)
Participa na formação dos glóbulos vermelhos e na hemoglobina. Auxilia na manutenção das funções do trato intestinal e previne certas formas de anemia.
- Fontes naturais: Fígado, vegetais de folha verde-escuro, feijões secos, gérmen de trigo, levedura, frutos secos, nozes, cajus, amêndoas, amendoins, gema de ovo, sumo de laranja, pão de trigo integral.
Biotina – (Vit. B8)
Envolvida na formação dos ácidos gordos e na produção de energia. Essencial para algumas reacções químicas do organismo.
- Fontes naturais: Soja, fígado, leite, gema de ovo, banana, morango, amendoim, cogumelos.
B12 – (Cianocobalamina)
Excelente fonte na prevenção de certas formas de anemia. Intervém na formação dos glóbulos vermelhos e hemoglobina.
- Fontes naturais: Fígado, rins, peixe, ovos, lacticínios.
P – (Bioflavonóide)
Tem uma acção protectora ao nível dos capilares. É anti-hemorrágica. Atua em sinergia com a Vitamina C.
- Fontes naturais: Acerola, laranja, manga, ananás, brócolos, couve, ervilha, batata.
Ácido Nicotínico – (PP)
Tem uma acção comparável à da Vitamina B3 (Niacina). A Vitamina PP desempenha uma função protectora contra a pelegra: doença que se caracteriza por lesões ao nível cutâneo e distúrbios digestivos.
- Fontes naturais: Fígado, rins, soja, feijões, grão-de-bico, lentilhas, castanha, nozes.